domingo, 29 de abril de 2007

Estava eu... no ônibus, louca de frio

com os olhos congelando por causa do ventinho que entrava pela fresta emperrada da janela,
e pensando no verão,
no verão de 1999

Ahhh o verão,

Eu acordava todos os dias 7 horas da manhã, corria na praia e ia pra trabalhar. Trabalhava na loja da minha tia, não recebia nada por isso, mas gostava de ter uma ocupação diária durante toda temporada.
À tarde revezava com a minha prima, um dia de praia para cada uma. No meu dia de praia, eu andava uns 8 quilômetros até a casa dos meus amigos para passar a tarde com eles. Chegava cedo pra curtir um banho de piscina, e dava de cara com várias coisas ali: garrafão de vinho (cheio), melancia e às vezes outras frutas. Na casa não tinha geladeira, e a única maneira de manter a comilança resfriada era tocando na piscina.
Quando ia chegando a finaleira da tarde, fazíamos o ritual sagrado: Pegávamos os violões e cada um vestia suas camisas:Léo, a do Pink Floyd; Marcelo(Gardenal), a do Led; André, a do Nirvana; Leandro, a do Grêmio; e eu, alguma das minhas camisetas de rádio. O caminho era sempre o mesmo, a praia; a bebida era sempre diferente, tinha todos tipos de bebidas: vinho tinto, branco, de pêssego, de morango...
Quando rolava grana, entrava pão com banana e Natu Nobilis. E quando chovia rolava o que tinha dentro de casa mesmo. Podia faltar cachaça, mas Raul Seixas e Led Zeppelin estavam sempre na ponta da língua, nos finais de semana os outros guris da turma iam pra lá. Às vezes a minha prima saía do trabalho e ia pra lá também, mas não era "a galera" dela, Ela não entendia o nosso dialeto, não gostava da nossa música e não conseguia assimilar quando eu e o André começávamos a cantar The Verve; mas bebia muito bem, assim como nós! Então comparecia de vez em quando.
Foi naquela época que eu conquistei a minha carteirinha da FUNAI, chegando em casa de madruga, e tendo que trabalhar no outro dia. Nos tratávamos como verdadeiros irmãos.

O verão acabou.

No inverno seguinte o André e o Léo viraram papai, o Marcelo se mudou, e o Leandro começou a trabalhar demais. Às vezes nos encontramos e ainda concordamos em uma coisa:
Aquele foi o melhor verão de nossas vidas!

4 comentários:

Arlise disse...

Ps.: Correção by Ana Paula Ceccato

Pywa disse...

Foi aquele Rauzito de ontem que fez com que tu te lembrasse, né?

Fala sério. Demorou para postar!!! Porque tanto medo?

Matador!

Ana Paula Cecato disse...

Que correção o quê! Eu só tive o prazer e a oportunidade de ler antes de todo mundo! Huahauahua!
Beijos beijos... e quero mais!!!

Anônimo disse...

Mazaa! Perdeu o cabaço no blog! (E há outros a serem quebrados!)

Muito tri. Ainda mais pra mim que, apesar de não gostar de praia, gostaria que fosse verão o ano inteiro...

(Carteirinha da FUNAI... huahauah)
(Tb quero mais!)